quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Apostila Concurso SEE-MG 2018 Especialista em Educação Básica

Apostilas Opção para o concurso público SEE-MG 2018 - Especialista em Educação Básica. Material de estudos que ira de auxiliar no caminho da aprovação.

Concurso SEE-MG 2018 Especialista em Educação Básica - EEB

Garanta já a sua apostila para o concurso público da Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais - SEE-MG 2018, para os cargo de Especialista de Educação Básica - EEB: Orientação Pedagógica e Orientação Educacional.

São 700 vagas, com a remuneração inicial está prevista em R$ 2.135,64 e carga horária de 24 horas semanais. Para concorrer a vaga e  necessário Nível Superior.

Apostila Concurso SEE-MG 2018 - clique abaixo:
Apostila Concurso SEE-MG 2018 Especialista em Educação Básica - EEB

Matérias de estudos da apostila:
 PORTUGUÊS: I – Procedimentos de Leitura Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global. Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. II – Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador. Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais. Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. III – Relação entre textos Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. IV – Coerência e coesão no processamento do texto Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos. Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. VI – Variação linguística Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

MATEMÁTICA: I – Espaço e Forma Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades. Reconhecer transformações no plano. Aplicar relações e propriedades. II – Grandezas e Medidas. Utilizar sistemas de medidas. Medir grandezas. Estimar e comparar grandezas. III – Números, Operações e Álgebra Conhecer e utilizar números. Realizar e aplicar operações. Utilizar procedimentos algébricos. IV – Tratamento da Informação Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos. Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade. 

DIREITOS HUMANOS: 1. Resolução nº 217 da 3ª Assembleia Geral da ONU, de 10 de dezembro de 1948 (Declaração Universal dos Direitos Humanos).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atribuições dos cargos:
Especialista em Educação Básica: Supervisão Pedagógica/Orientação Educacional
− Exercer em unidade escolar a supervisão do processo didático como elemento articulador no planejamento, no acompanhamento, no controle e na avaliação das atividades pedagógicas, conforme o plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da unidade escolar; 
− atuar como elemento articulador das relações interpessoais internas e externas da escola que envolvam os profissionais, os alunos e seus pais e a comunidade;
− planejar, executar e coordenar cursos, atividades e programas internos de capacitação profissional e treinamento em serviço; 
− participar da elaboração do calendário escolar; 
− participar das atividades do Conselho de Classe ou coordená-las; 
− exercer, em trabalho individual ou em grupo, a orientação, o aconselhamento e o encaminhamento de alunos em sua formação geral e na sondagem de suas aptidões específicas; 
− atuar como elemento articulador das relações internas na escola e externas com as famílias dos alunos, comunidade e entidades de apoio psicopedagógicos e como ordenador das influências que incidam sobre a formação do educando; 
− exercer atividades de apoio à docência; 
− exercer outras atividades integrantes do plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da escola, previstas no regulamento desta lei e no regimento escolar.

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