quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Apostila SEE-MG 2018 Professor de Língua Portuguesa

Apostila Concurso SEE-MG 2018 Professor de Língua Portuguesa
Apostilas Opção para o concurso público SEE-MG 2018 - Professor de Língua Portuguesa. Apostila SEE MG impressa e digital.

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Apostila Impressa – 252 páginas
Apostila Digital por Download – 18 MB

O conteúdo da Apostila para o concurso SEE-MG 2018 - Professor de Língua Portuguesa contempla as seguintes matérias:

- Português
- Matemática
- Direitos Humanos
Conhecimentos Específicos

Apostila Concurso SEE-MG 2018 Professor de Língua Portuguesa - impressa e digital

Escolaridade mínima exigida:
Diploma devidamente registrado de curso superior legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa ou curso superior (bacharelado ou tecnólogo), acumulado com Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, com habilitação em Língua Portuguesa, acrescido de diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Educação Especial, expedidos por instituição de ensino superior credenciada.

Apostila Concurso SEE-MG 2018 Professor de Língua Portuguesa - Edital 2018

Atribuições:
− Exercer a docência na educação básica, em unidade escolar, responsabilizando-se pela regência de turmas, pela orientação de aprendizagem na educação de jovens e adultos, pela substituição eventual de docente, pelo ensino do uso da biblioteca, pela docência em laboratório de ensino, em sala de recursos didáticos e em oficina pedagógica, por atividades artísticas de conjunto e acompanhamento musical nos conservatórios estaduais de música e pela recuperação de aluno com deficiência de aprendizagem; 
− participar do processo que envolve planejamento, elaboração, execução, controle e avaliação do projeto político-pedagógico e do plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da escola; 
− participar da elaboração do calendário escolar; 
− exercer atividade de coordenação pedagógica de área de conhecimento específico, nos termos do regulamento; 
− atuar na elaboração e na implementação de projetos educativos ou, como docente, em projeto de formação continuada de educadores, na forma do regulamento; 
− participar da elaboração e da implementação de projetos e atividades de articulação e integração da escola com as famílias dos educandos e com a comunidade escolar; entre outras.


Matérias de estudos presente na apostila: 
PORTUGUÊS: I – Procedimentos de Leitura Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global. Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. II – Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador. Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais. Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. III – Relação entre textos Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. IV – Coerência e coesão no processamento do texto Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos. Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. VI – Variação linguística Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 

MATEMÁTICA: I – Espaço e Forma Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades. Reconhecer transformações no plano. Aplicar relações e propriedades. II – Grandezas e Medidas. Utilizar sistemas de medidas. Medir grandezas. Estimar e comparar grandezas. III – Números, Operações e Álgebra Conhecer e utilizar números. Realizar e aplicar operações. Utilizar procedimentos algébricos. IV – Tratamento da Informação Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos. Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

DIREITOS HUMANOS: 1. Resolução nº 217 da 3ª Assembleia Geral da ONU, de 10 de dezembro de 1948 (Declaração Universal dos Direitos Humanos).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum); Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio)/ Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

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Apostila Concurso SEE-MG 2018 - Professor de Educação Básica

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