sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Apostila Prefeitura de Chapecó 2018 Professor Educação Infantil

Apostila Concurso Prefeitura de Chapecó 2018 Professor Educação Infantil
Garanta já a sua apostila para o concurso público da Prefeitura de Chapecó SC 2018, para o cargo de Professor Licenciatura Plena - Área de atuação: Educação Infantil.

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São 60 vagas, com remuneração de R$ 1.678,14 a R$ 3.356,27 e carga horária de 20 a 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

O conteúdo da Apostila para o concurso Chapecó 2018 - PROFESSOR - EDUCAÇÃO INFANTIL contempla:

- Língua Portuguesa 
- Legislação e Temas de Educação 
- Temas de Atualidade
Conhecimentos Específico

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Atribuições: Participar da elaboração da proposta pedagógica da Escola Básica e/ou do Centro de Educação Infantil; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo proposta pedagógica da Escola e/ou do Centro de Educação Infantil; construir a aprendizagem dos alunos em corresponsabilidade com os pais, direção e Secretaria Municipal de Educação; desenvolver a avaliação dos alunos de forma diagnóstica, global, contínua, permanente e emancipatória e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar as aulas nos dias letivos estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; cumprir o horário de trabalho; buscar dentro do exercício de sua função aperfeiçoamento e estudo constante; relacionar-se com ética aos colegas, servidores, alunos, pais e a comunidade em geral; entre outras.

Apostila Prefeitura de Chapecó 2018 - Professor Educação Infantil

Matérias de estudos:
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos: ideia central e intenção comunicativa; estruturação e articulação frasal e textual, conteúdo e forma do texto; significado contextual de palavras e expressões; pressuposições e inferências; emprego de nexos e outros recursos coesivos. Semântica. Análise Morfológica e Sintática.

LEGISLAÇÃO E TEMAS DE EDUCAÇÃO: Teorias da aprendizagem. Avaliação. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Interdisciplinaridade. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. A função social da escola pública contemporânea. O Sistema Nacional de Ensino Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Parâmetros curriculares nacionais. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. 

TEMAS DE ATUALIDADE: Análise de assuntos relevantes e atuais das áreas de arte, economia, educação, esporte, história, medicina, politica, sociedade, tecnologia, turismo, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas, com base no noticiário, reportagens e análises publicados nos jornais locais, Diário Catarinense, Noticias do Dia, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo e revistas Veja, Época e Isto é, versões impressas e digitais, publicadas de 1º de janeiro de 2016 a 30 de janeiro de 2018.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS- PROFESSOR LICENCIATURA PLENA ÁREA DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL: Os direitos fundamentais das crianças. Função social da educação infantil: o cuidar e o educar. Especificidades da docência na educação infantil. O cotidiano na creche: espaço, tempo, rotina, atividades rotineiras. Planejamento na Educação Infantil. Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Currículo na e para a Educação Infantil. Interações, Linguagens e Brincadeiras na Educação Infantil. Psicologia do desenvolvimento infantil. Documentação Pedagógica na Educação Infantil. Literatura na Educação Infantil, Avaliação na Educação Infantil. Relação família e creche/    -escola. Práticas promotoras de igualdade racial. 

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