quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Apostila SEDU 2018 Professor de Língua Portuguesa

Apostila Concurso SEDU 2018 Professor de Língua Portuguesa
Saia na frente com apostila para o concurso público da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo – SEDU ES 2018, para o cargo de Professor B - Língua Portuguesa.

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São 170 vagas com remuneração de R$ 1.982,55 a R$ 3.554,92 e carga horária de 25 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

O conteúdo da Apostila para o concurso SEDU-ES 2018 - PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA contempla:

Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Conhecimentos Pedagógicos
- Conhecimentos Básicos de Informática
Conhecimentos Específicos

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MATERIAL EM ELABORAÇÃO DE ACORDO COM O EDITAL Nº 01/2018– SEGER/SEDU, DE 11 DE JANEIRO DE 2018.

Detalhes:
  • Cargo: PROFESSOR B - LÍNGUA PORTUGUESA
  • Inscrições: de 15/01/2018 a 05/02/2018
  • Salário: de R$ 1.982,55 à R$ 3.554,92
  • Data da Prova: 18/03/2018
  • Nível: Superior
  • Vagas Disponíveis: 170
  • Organizadora: FCC
  • Taxa de Inscrição: R$ 66,65
  • EDITAL

ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR B: Preparar e ministrar aulas; avaliar e acompanhar o aproveitamento do corpo discente de Ensino Fundamental e Ensino Médio, no respectivo campo de atuação, em conformidade com a previsão do anexo III da Lei nº 5.580, de 13 de janeiro de 1998 e alterações (Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério), bem como em conformidade com o artigo 13 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; cumprir os dias letivos e horas/aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. 


Material de estudos presente na apostila:
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: 1.1 Identificação de informações explícitas e implícitas; 1.2 Significado de palavras e expressões; 1.3 Distinção entre fato e opinião; 1.4 Tema do texto; 1.5 Suporte, gênero e enunciador do texto; 1.6 Função sociocomunicativa de um gênero textual; 1.7 Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; 1.8 Reconhecimento de textos de diferentes gêneros. 2. Relação entre textos: 2.1 Diferentes formas de tratar uma informação; 2.2 Posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; Intertextualidade. 3. Coerência e coesão referencial e sequencial: 3.1 Relações entre as partes do texto; 3.2 Identificação da tese do texto; 3.3 Relação entre tese e argumentos; 3.4 Estratégias argumentativas; 3.5 Partes principais e secundárias no texto; 3.6 Relações de sentido entre recursos verbais e não verbais; 3.7 Relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; 3.8 Relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. 4. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: 4.1 Efeitos de ironia ou humor em textos variados; 4.2 Efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; 4.3 Exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. 5. Variação linguística: 5.1 Marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; 5.2 Marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

Conhecimentos Pedagógicos: 1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1 O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 1.2 Pedagogia da Autonomia. 2. Aspectos Sociológicos da Educação: 2.1 Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social; 2.2 Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1 A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2 Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; 3.3 O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente. 4. Avaliação: 4.1 A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; 4.2 Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa; 4.3 Avaliação do sistema educacional (PAEBES, SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; 4.4 O fracasso escolar: abordagens atuais. 5. Didática: 5.1 A relação professor/aluno; 5.2 Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.3 As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais; 5.4 Organização social da sala de aula e sua pluralidade; 5.5 Planejamento da ação didática: Planos de curso, Planos de Aula. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1 A LDB atual, Lei Nº 9394/1996 e suas alterações; 6.2 O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Lei Nº 8069/1990; 6.3 O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br); 6.4 Resolução CEE Nº 3.777/2014 (Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências); 6.5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências); 6.5 Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado); 6.6 Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo); 6.7 Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015. 7. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998.

Conhecimentos Básicos de Informática: 1. Segurança da Informação/Segurança na Internet. 2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de apresentações: ambiente Microsoft Office. 3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de edição de textos: ambiente Microsoft Office. 4. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de planilhas: ambiente Microsoft Office. 5. Sistema operacional Windows. 6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet. 8. Portaria Nº 107-R (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 12/08/2016).

Conhecimentos Específicos: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Polifonia, interdiscursividade e intertextualidade. 3. Coerência textual. 4. Coesão textual. 5. Modos de organização textual: 5.1 Descrição; 5.2 Narração; 5.3 Argumentação; 5.4 Concisão, progressão e paralelismo sintático e semântico. 6. Níveis de linguagem. 7. Tipos e gêneros textuais. 8. Funções da linguagem. 9. A construção do texto: 9.1 O parágrafo como unidade de composição; 9.2 tópico frasal; 9.3 Sintaxe da oração e do período; 9.4 Frase, período e oração; 9.5 Ordem direta e indireta da estrutura frasal; 9.6 Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos); 9.7 Valor semântico e emprego dos conectivos. 10. Variedades linguísticas. 11. Semântica: figuras de linguagem, vícios de linguagem, polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, denotação e conotação. 12. Tipos de discurso. 13. Morfologia em uma perspectiva discursiva-textual. 14. Acentuação 33 gráfica, pontuação e ortografia em uma perspectiva discursiva-textual. 15. Regências nominal e verbal; 15.1 Crase; 15.2 Concordância nominal e verbal. 16. Barroco mineiro. 17. Arcadismo brasileiro. 18. Romantismo brasileiro. 19. Realismo – Naturalismo brasileiro. 20. Parnasianismo brasileiro. 21. Simbolismo brasileiro. 22. Vanguardas Artísticas na literatura. 23. Pré-modernismo no Brasil. 24. Modernismo no Brasil 25. Pós-modernismo. 26. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 

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