quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Apostila IFTO 2018 Técnico em Assuntos Educacionais

Apostila Concurso IFTO 2018 Técnico em Assuntos Educacionais
Apostila Digital em PDF da Instituto Federal de Educação do Tocantins - IFTO 2018.

Comprar apostila concurso IFTO 2018 Técnico em Assuntos Educacionais
  • Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais 
  • Nível Superior
  • Volume Completo em PDF.
O conteúdo da Apostila para o concurso IFTO 2018 - TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS contempla:

Conhecimentos Básicos 
- Português 
- Informática Básica 
- Legislação 
Conhecimentos Específicos

apostila digitalApostila IFTO 2018 Técnico em Assuntos Educacionais - impressa e digital em pdf

Atribuições do cargo:
Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, recursos financeiros, recursos tecnológicos, bem como nas áreas com demandas que exijam o profissional administrador; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Detalhes:
  • Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
  • Inscrições: de 27/02/2018 a 25/03/2018
  • Salário: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
  • Data da Prova: 22/04/2018
  • Nível: Médio
  • Vagas Disponíveis: 02
  • Organizadora: IFTO
  • Taxa de Inscrição: R$ 90,00
  • EDITAL
Concurso IFTO 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e compreensão de textos: informações explícitas e implícitas. Leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: metáfora, metonímia, paralelismo, ambiguidade, citação. Ortografia oficial. Acentuação tônica e gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras: emprego e funções. Colocação pronominal. Fatores de textualidade: coesão e coerência. Dialogismo entre textos: intertextualidade e paráfrase. Redação Oficial: normas para composição do texto oficial. Tipos de correspondência oficial. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. Sintaxe de concordância verbal e nominal. Sintaxe de regência verbal e nominal. Norma-padrão e variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica. Crase. Sinais de pontuação em períodos simples e compostos. A pontuação e o entendimento do texto. Semântica: polissemia, ambiguidade, denotação e conotação, figuras e funções de linguagem, vícios de linguagem. Características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico, etc.).

INFORMÁTICA BÁSICA: Hardware e Software – conceitos básicos, sistemas operacionais: GNU/Linux e Windows 7 ou superior, Conceitos de Internet e Intranet e suas tecnologias, World Wide Web – WWW –, Navegador de Internet (Internet Explorer 9 ou superior, Mozilla Firefox 45 ou superior, Chrome 45 ou superior); Correio Eletrônico; Conceitos de segurança da informação; Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Dispositivos de armazenamento, entrada e saída. Conhecimento sobre Processador de Texto (LibreOffice Writer versão 5), Planilha eletrônica (LibreOffice Calc versão 5), Editor de Apresentações (LibreOffice Impress versão 5).

LEGISLAÇÃO: Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990: Do Provimento; Da Vacância; Da Remoção; e Da Redistribuição; Do Regime Disciplinar. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988: Da educação (art. 205 ao 214); as disposições constitucionais aplicadas aos servidores públicos (art. 37 ao 41). Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994: Dos principais deveres do servidor público e das vedações ao servidor público. Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 – Licitação. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Lei n.º 11.091, de 12 de janeiro de 2005, com as alterações da Lei n.º 11.784, de 22 de setembro de 2008. 

CONHECIMENTO ESPECIFICO: Lei de Diretrizes da Educação Nacional – LDB – 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e suas alterações; Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que dispõe sobre a criação dos Institutos Federais; Legislação e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica no Brasil; Concepções, Organização, Legislação e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Tecnológica no Brasil; Organização, Legislação e Normas da Educação Superior no Brasil; Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político e Pedagógico geral; Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM –; Sistema de Seleção Unificada – SISU – e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – SISUTEC –; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE –; Organização e funcionamento dos sistemas, níveis e modalidades de ensino no Brasil; Avaliação de Cursos de Graduação; Avaliação Institucional; Regulamento de Mobilidade Acadêmica dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO; Políticas e programas de estímulo à pesquisa científica, inovação tecnológica e extensão; Sistema de informações para bases de dados de currículos de pesquisadores, de grupos de pesquisa e de instituições de ensino; Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico, os direitos e os deveres dos servidores públicos federais; Políticas públicas inclusivas e de gestão da educação; Educação de Jovens e Adultos; Serviço público, direito dos cidadãos e responsabilidade social; Educação, direitos humanos e educação ambiental; Novas tecnologias da informação e gestão dos processos educacionais. Sistema de ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio; Educação em tempo integral. 

Comentários
0 Comentários
Nenhum comentário:
Escreva seu comentários

Postagens recomendadas × +